quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Creche de Porto dos Gaúchos é destaque em revista nacional por trabalho de inclusão de alunos com deficiência

Em maio do de 2010 a Creche Municipal Pequeno Príncipe de Porto dos Gaúchos foi premiada por um trabalho desenvolvido no intuito de inserir alunos com deficiência em todas as demais atividades praticadas por crianças normais.

O prêmio “Experiências Educacionais Inclusivas” premiou a Creche Municipal Pequeno Príncipe, que foi a vencedora no Centro oeste Brasileiro como exemplo de boas iniciativas para inclusão e teve seus métodos de inclusão servidos como modelo e a pedagoga Leniana R. Feitosa esteve em Brasília juntamente com a diretora Claudiane Bertol para receber o premio e também participou de troca de experiências, em um intercambio em Quixadá no Ceará, onde apresentaram a metodologia usada pela Creche.
O reconhecimento da Creche Pequeno Príncipe voltou a ganhar destaque nacional recentemente com a publicação de uma reportagem sobre o assunto em uma revista de circulação nacional e que aborta temas ligados a educação e inclusão. A reportagem da revista Escola Pública, edição 23 de Outubro/Novembro 2011, ouviu a diretora da Creche Claudiane Bertol, a professora Leniana R. Feitosa e a mãe de Emilly, uma menina portadora de necessidades especiais Lucinéia Soares.
Professora LenianaClaudiane contou a revista que em 2008, com a chegada do pequeno Jadson, portador da síndrome de Down todos ficaram apreensivos por nunca terem lidado na Creche com crianças especiais. Logo que começou a freqüentar a Creche a criança na época com 1 ano e 8 meses ficou sob os cuidados da professora Leniana (foto), que começou a pesquisar sobre o assunto e encontrou estudos de especialistas na área, que ressaltava a importância de propiciar a essas crianças atividades que lhes dessem alegria e satisfação para que elas ganhassem auto confiança e independência.
A partir daí buscaram manter a criança em todas as atividades com as demais e a equipe pedagógica da Creche procurou se aprofundar mais sobre o assunto. “A partir das nossas pesquisas e trocas de idéias entre todos os funcionários da Creche, decidimos, por exemplo, superar a curiosidade das crianças em relação aos colegas com deficiência, por meio de incentivo ao contato e a amizade. Hoje vemos que as crianças disputam quem vai ajudá-las primeiro”, explica a professora Leniana.
Lucinéia, mãe da aluna EmillyEm 2010 chegaram a Creche mais duas alunas portadoras de deficiência, Emilly com paralisia cerebral e Laura com esquizofrenia, ambas hoje com 3 anos. Lucinéia Soares (foto), mãe de Emilly acredita que o trabalho pedagógico realizado com sua filha vem sendo muito positivo. “Tive um certo receio de como seria a aceitação dela na Creche, mas para minha surpresa Emilly se desenvolveumais na Creche convivendo com os coleguinhas que não tem deficiência. Ela observa as outras crianças e procura imitá-las, já sobe e desce a rampa da Creche sozinha e parou de usar fraudas”, Conta Lucinéia Soares.
Laura apresenta um quadro mais grave, pois alem de não falar não consegue se locomover e tem dificuldades para enxergar, mas mesmo assim se sente muito a vontade e criou laços afetivos com os demais alunos e também já apresenta algum progresso.

A diretora Claudiane conta que a Laura já se alimenta com alimentos mais sólidos. O primeiro aluno especial da Creche Pequeno Príncipe, Jadson hoje já cursa ensino fundamental na escola Municipal Gustavo Adolfo Wilke e já pronuncia suas primeiras palavras.
Em entrevista à imprensa, o secretário de Educação do município, Audiere Duarte do Nascimento reforçou o compromisso com a educação especial no município e disse que o premio recebido no ano passado e a matéria veiculada na revista de circulação nacional recentemente, nada mais é que um reconhecimento pelo esforço da educadora Leniana, da diretora da Creche Claudiane e de todos os demais profissionais que juntos ajudaram na integração dessas crianças a sociedade e parabenizou aos profissionais da Creche pelo reconhecimento.
Em oficio enviado à direção da Creche, a prefeita Carmen Duarte ressalta o belíssimo trabalho desenvolvido no estabelecimento de ensino, merecedor de destaque na Revista Escola Pública e diz que isso é motivo de orgulho para a administração municipal, para o povo porto-gauchense e principalmente para a equipe da Creche.
“Ter o nome de uma instituição nossa em destaque em uma revista de renome com circulação nacional é mérito da dedicação de cada um de vocês profissionais da Creche Pequeno príncipe e Sabemos que isso só foi possível graças à dedicação da instituição de ensino em realizar um trabalho de qualidade e divulgá-lo nacionalmente” diz a prefeita no ofício.

Porto Notícias via e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário