quinta-feira, 11 de agosto de 2011

AME - 64 anos em Defesa dos Estudantes e de Mato Grosso




A Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas conhecida com AME foi fundada em 14 de Julho de 1947 na cidade do Rio de Janeiro com a finalidade de auxiliar e representar os estudantes de Mato Grosso que estudavam na capital do Brasil.
Em 1975 a entidade é transferida para Cuiabá e desde então a AME sempre esteve envolvida nas lutas por transformações sociais no nosso estado. Lutou contra a Ditadura Militar, teve sua sede roubada, seus diretores perseguidos, mas mesmo com todas as dificuldades a AME sobreviveu e continuou na sua luta em defesa não só do estudante matogrossense, mas em defesa dos estudantes do Brasil. Esteve junto com a UBES e a UNE na campanha do Fora Collor que resultou na saída de Fernando Collor da Presidência da República. Esteve na campanha contra o sucateamento da Educação Pública durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso. Nessa grande onda de manifestações contra o governo de FHC ele deu um grande golpe nas entidades dos estudantes decretou a Medida Provisória nº 2208 que permite que qualquer escola, empresa, associação ou entidade possa emitir carteira estudantil, o que resultou na criação de diversas entidades fantasmas. A entidade teve na sua diretoria diversas figuras importantes de nosso estado como o ex-governador Carlos Bezerra.
No ano de 2001 a AME liderou em Cuiabá as manifestações em defesa do Passe Livre, sonho de todos os estudantes. A partir de 2002 se tornou realidade e até hoje beneficia milhares de estudantes cuiabanos.  E continuou sempre nas ruas em defesa da manutenção e da ampliação dos direitos conquistados pelas mobilizações dos estudantes cuiabanos.
Em 2009 a AME passa por seu 13º Congresso de onde ela sai fortalecida com a presença de representantes de mais de 30 municípios e cerca de 800 estudantes estiveram reunidos na cidade de Poconé para debater os novos rumos da entidade.
Desde seu congresso de 2009 a AME continuou a cumprir o papel pela qual foi fundada em 1947, que era o de representar e principalmente defender os estudantes matogrossenses. Participamos da organização da CONAE (Conferencia Nacional de Educação) que foi um grande espaço de debate acerca da educação brasileira. Atuou na luta pela aprovação do vestibular unificado na UFMT, o que resultou na democratização ao acesso da prova que antes era aplicada em apenas 5 municípios do nosso estado. Está na construção da Conferencia Estadual de Avaliação do Plano Estadual de Educação (CONAPEE).
A AME também está presente nas escolas de Mato Grosso, sendo a única entidade reconhecida pelos principais Grêmios Estudantis e pelas entidades municipais.
Em nosso estado também foi fundada a União Matogrossense dos Estudamtes (UMTE). O que parecia ser um fortalecimento na luta, vergonhosamente se mostrou uma grande enganação. Na verdade esta entidade não passa de uma empresa de fabricação de carteirinhas e organização de formaturas, pois não participa das lutas com os estudantes pela Educação Pública de Qualidade e tampouco está presente nos embates em defesa do passe livre. Logo, esta criação vem para enfraquecer e vender a luta dos estudantes para os donos de escolas privadas e para os empresários. É uma entidade que não realiza congresso, não participa de nenhum ato em defesa da categoria e por isso não tem o reconhecimento dos estudantes.
Reafirmamos a AME como a única entidade que verdadeiramente representa e defende os estudantes do nosso estado. E convidamos aqueles que querem fortalecer a luta dos estudantes a vir para os fóruns de debates e disputa da AME que é o seu 14º Congresso que acontecerá no mês de Outubro (www.estudantesmt.blogspot.com). Rumo aos 65 anos em Defesa dos Estudantes de Mato Grosso a AME realizará nos dias 25 e 26 o Agosto da Juventude na Consolidação de Direitos na Praça das Bandeiras onde milhares de estudantes estarão participando.
Rarikan Heven – Presidente da AME e membro da Executiva da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).


Nenhum comentário:

Postar um comentário