A reunião da Frente Municipal Carioca aconteceu hoje debaixo de muita chova, mas com boa presença, o que demonstra que a nossa mobilização está indo bem.
No início, a assessoria do Reimont (presidente da Frente) elencou o encaminhamento de pautas anteriores:
- Requerimento dos contratos da Prefeitura com a OSB, a pedido da plenária da última reunião, feito pela Frente;
- Audiência Pública OSB, puxada pela Comissão de Educação e Cultura, com o apoio da Frente (na verdade solicitada a Comissão pela Frente).
Em seguida o PCult reafirmou suas demandas pelos GTs com os temas Conselho, Lei de Incentivo à Cultura e Fundo municipais, ale de desoneração tributária.
A participação do movimento Economia Solidária foi importante (Antônio Oscar sugeriu o GT do Orçamento), assim como a lembrança de tentarmos uma maior participação da Universidade Nômade (o que já ocorre, mas ainda mais no plano nacional).
Também foi aventada uma movimentação por um curso de cidadania direcionado ao poder público em geral, para que os servidores, os funcionários públicos e os demais cidadãos possam se entender cada vez melhor.
Houve também a lembrança da participação da OAB na primeira reunião, antes mesmo da fusão Cultura / Comunicação na Frente, já que o apoio jurídico será fundamental em muitos temas (se não todos).
E, antes de passarmos às definições dos GTs e seus participantes, foi divulgado Seminário 'Marco Regulatório: Propostas para uma Comunicação Democrática', no Clube de Engenharia, a partir das 9:30 dos dias 20 e 21 de maio.
Importante a participação em massa.
É gratuito e aberto a todos os interessados.
Os Gts constituídos foram:
- GT de Orçamento (que englobará desoneração e Lei do ISS – lei de incentivo à cultura), com Antonio Oscar (teve que sair antes, então entrou se ser consultado, então sua presença não é confirmada), Ellen e Mongol.
- GT Sistema de Cultura (que englobará Plano, Fundo e Conselho municipais de cultura), com Marcia, Edézio e Frederico.
- GT Artistas de Rua e Pequenos Fazedores de Cultura, com Fábio, Edézio, J. Carlos e Edna.
- Gt Produção Legislativa (responsável por articular assinaturas junto aos mandatos, bem como elaborar PLs, solicitações, etc.), com Alípio, Ricardo Felix e Suelyemma.
- GT Execuivo (de caráter organizativo, com objetivo de criar ligação entre os demais GTs, de forma que o rito não caia e nenhum fique para trás), com Antonio Fernando, Zilda, Frederico e assessores do Eliomar, do Reimont, da Sônia Rabello e do Edson Creatinina).
A participação nos GTs está em aberto e trocaremos figurinhas pela lista da Frente, criada semana passada (quem quiser participar, é só falar).
Marcamos novo encontro (este de trabalho para os GTs, no dia 24/05, no auditório da Câmara (com a possibilidade de outros espaços) e outro 07/06, com os Gts apresentando seus primeiros estudos, demandas, tarefas, ações.
Os Gts terão dinâmica própria, o que quer dizer que seus integrantes poderão se encontrar entre umas e outras reuniões oficiais, para avançarem nos trabalhos, sempre organizando estes encontros extras, de preferência, na lista, para que os demais possam acompanhar.
Peço para os demais presentes consertarem ou acrescentarem qualquer coisa que tenha falhado neste resumo e vamos em frente com os GTs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário